2015-11-25

A Winged Victory For The Sullen

Foi com grande surpresa que se tomou conhecimento da vinda a Braga de A Winged Victory For The Sullen para um concerto agendado para 4 de dezembro próximo. O evento enquadra-se num conjunto de três datas em Portugal: no dia 3 de dezembro em Lisboa; no dia 4 em Braga; e no dia 6 na Madeira, mais precisamente na Calheta.

O evento é por si só significativo. Mostra que há hoje uma oferta cultural fora de Lisboa e Porto que concorre fortemente e nalguns casos supera o que se passa nestas cidades. Na realidade, talvez porque há uma maior saturação de eventos naquelas cidades, algumas ofertas superam em qualidade, originalidade e risco o que é apresentado em Lisboa e Porto.

Isto é hoje possível porque há um número significativo de cidades portuguesas que, não se cingindo a capitais do distrito, possuem estruturas bem preparadas para eventos com qualidade e distintos de ofertas massificadas. A presença de A Winged Victory For The Sullen em Braga e na Calheta - quem haveria de imaginar?! -, para além duma passagem por Lisboa, enquadra-se neste movimento algo surpreendente de descentralização.

A Winged Victory For The Sullen é um projeto tentador de dois músicos experientes que parece não fazerem concessões. O seu som move-se nos domínios da música ambiente com fortes influências clássicas, um piano e umas quantas cordas bem presentes. Até ao momento, publicaram dois álbuns.

O seu primeiro álbum homónimo saiu em 2011 com sete músicas, entre as quais a faixa de abertura intitulada (simplesmente) We Played Some Open Chords and Rejoiced, for the Earth Had Circled the Sun Yet Another Year! Em 2014 publicaram Atomos.



Atomos VI, uma das faixas do álbum Atomos.

O concerto de Braga ocorrerá no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. É uma pena que esta música de tonalidades celestiais não nos seja presenteada na Sé de Braga. Seria um espaço deveras apropriado para o efeito, tanto mais que é sabido que as primeiras gravações de A Winged Victory For The Sullen ocorreram precisamente numa igreja, neste caso em Berlim. Não iremos à Sé de Braga mas estaremos lá próximo.



A Winged Victory For The Sullen, soundcheck.



Concerto em Londres, 2014.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.