2016-01-23

A multinacional, o cluster, e o impacto dela

Há já alguns anos que a IKEA é objeto de estudo num vasto projeto prático que os estudantes de Gestão Estratégica da Licenciatura em Gestão da Universidade do Minho têm que realizar. Uma das partes do projeto obriga os estudantes a analisar o setor de mobiliário em Paços de Ferreira e Paredes. Subsidiariamente têm que equacionar os impactos da entrada da IKEA em Portugal, tanto na distribuição retalhista (normalmente a parte mais visível e popular da empresa em causa) como na produção de móveis no cluster de Paços de Ferreira e Paredes. Naturalmente, ao nível da licenciatura, apesar do manifesto interesse de algumas das reflexões dos estudantes, esta análise é mais de natureza especulativa do que propriamente baseada em dados e métodos científicos.

Primeira página de IKEA: arrumar não custa, Projecto de Gestão Estratégica, 2.ª edição, 2012.

Mais tarde, no âmbito de um projeto sobre dinâmica industrial, escrevi em conjunto com Joana Barbosa um artigo baseado na literatura sobre o tema que, com o título "Multinacionais e clusters", foi publicado em O Economista – Anuário da Economia Portuguesa 2013.

De forma breve, nesse artigo foi feito um apanhado de alguns contributos conceptuais sobre o impacto da entrada duma multinacional num cluster. E assim foi dado mais um pequeno passo para a compreensão de um fenómeno deveras interessante.

Capa de O Economista 2013, anuário da economia portuguesa.

Ainda assim, o estudo empírico estava por realizar, subsistindo múltiplas abordagens metodológicas para analisar empiricamente o tema. Há quase dois anos, em 2014, surgiu a oportunidade de dar um outro passo, agora no âmbito de um mestrado. Foi assim que Diana Teixeira Carvalho aproveitou a oportunidade e, com gosto, empenho e inteligência, realizou no âmbito do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa a sua dissertação com o título Entrada de Multinacionais num Cluster e Efeitos na Estratégia das Empresas Instaladas.

Capa da dissertação.

Conto esta história agora não porque o tema se tenha esgotado - longe disso - mas sim porque a referida dissertação foi submetida esta semana, apresentando um estudo rico e original sobre o tema que quero destacar. Quero também destacar que o mundo da pesquisa e da procura de respostas para as questões de investigação é algo que pode ser demorado, exige paciência e trabalho. Mas quando os resultados surgem é também um mundo gratificante e que nos permite ir mais longe.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.