2016-12-23

Boas Festas

Por estes dias passa-se um fenómeno deveras estranho com este blogue. Subitamente, a sua audiência média viu-se multiplicada por quatro. Um crescimento difícil de reclamar mesmo pelo mais prestigiado dos meios! Um feito!! Como por aqui não se acredita no Pai Natal, pergunta-se insistentemente o que se passará. Já ocorreram várias hipóteses explicativas, das mais plausíveis às mais conspirativas.



Numa visão ingénua - ou, antes, natalícia - do crescimento, acreditar-se-ia que as entradas aqui colocadas têm uma qualidade tal que suscitariam uma procura desmesurada pela sua prosa e imagem. Uma interpretação destas requereria, além do mais, uma perspectiva não só ingénua do fenómeno mas também ela auto-elogiosa, o que não cabe no âmbito desta análise. Por outro lado, nos tempos que vivemos não parece credível que elevados índices de audiência possuam uma correlação com elevada qualidade editorial. Aliás, a haver alguma correlação desse tipo, ela deverá ser de sinal negativo. Daí que não se deva rejeitar uma outra interpretação mais aceitável do que a anterior: o blogue está em acelerada perda de qualidade e daí o súbito aumento das audiências. Este é um fenómeno que, se por um lado, tem o seu lado agradável - quem não gosta de multiplicar a sua audiência por quatro? -, por outro lado deixa-nos desconfortáveis por haver a noção que provavelmente isso ocorre por motivos pouco louváveis.

Ao leitor que teve a paciência de ler esta entrada até aqui, informa-se que o blogue pode sofrer sérias perturbações. Não por causa do fenómeno relatado ou por causa da turbulência da quadra natalícia mas antes porque entrou em fase de testes para adoptar uma nova imagem.

Boas Festas.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.