2018-05-07

Acesso a recursos através de redes de relacionamento

Margens do Douro, Aurélia de Souza, 1905

***

Acesso a recursos através de redes de relacionamento: A perspetiva das empresas de um cluster de calçado no norte de Portugal
Vanda Lima
Vasco Eiriz
Natália Barbosa
Vítor Ferreira
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional 13(1): 32-53
2017

As empresas que estão inseridas num cluster acedem a recursos aí partilhados que lhes proporcionam vantagens competitivas. Todavia, o acesso a esses recursos é condicionado pela forma como a empresa vê e interpreta a sua rede de relacionamentos no cluster. Deste modo, o propósito deste artigo é analisar em que medida a perspectiva da empresa sobre a sua rede de relacionamentos num cluster pode ser considerada como um determinante do acesso aos recursos partilhados nesse cluster. Através de um estudo empírico realizado em 200 empresas inseridas no cluster de calçado de Felgueiras e Guimarães, no norte de Portugal, e recorrendo a modelos de regressão linear simples, verificámos que, globalmente, as empresas que acreditam que a rede de relacionamentos do cluster é importante para o seu sucesso futuro incluem-se mais intensamente no cluster e acedem a mais recursos partilhados nesse cluster.

Lima; Vanda; Eiriz, Vasco; Barbosa, Natália; (2017) Acesso a recursos através de redes de relacionamento: A perspetiva das empresas de um cluster de calçado no norte de Portugal. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional 13(1): 32-53.

[PDF]
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.