2019-11-19

Questões sobre estratégia

  • Discuta até que ponto as diferentes abordagens ao desenvolvimento da estratégia podem ser adequadas a diferentes organizações tais como uma universidade, um retalhista de vestuário de moda, uma empresa multinacional diversificada e uma empresa de alta tecnologia. Tenha presente as seguintes quatro abordagens: planeamento estratégico; incrementalismo; liderança e comando; cultura organizacional e comportamento político.
  • Ao consultar o sítio na internet de uma grande organização à sua escolha (Google, Ebay, Amazon, NCR, Rayanair, ou Zara), avalie a forma como essa organização comunica a sua estratégia ao público. Até que ponto a comunicação é ou não focalizada? Qual o seu impacto? Como motiva os seus empregados?
  • Imagine que é consultor de estratégia duma empresa à sua escolha e que vai coordenar uma equipa com o objectivo de propor uma estratégia para essa empresa. Defina o tipo de dados e informação que irá necessitar. Qual o perfil/tipo de pessoas que gostaria de ter na sua equipa? Explique.
  • Caracterize brevemente a estratégia duma empresa à sua escolha (considere uma empresa com a qual se sinta familiar, Google, Ebay, Amazon, NCR, Rayanair, ou Zara). Explique ainda de que forma é que o plano estratégico e o processo de planeamento estratégico dessa empresa pode ser influenciado pela volatilidade e imprevisibilidade ambiental.
  • «Muitas indústrias/sectores sofreram uma rápida e crescente concentração global nos últimos anos: a aviação comercial (liderada pela Boeing e pela Airbus), a produção de aço (liderado pela Mittal Steel), cerveja (liderado pela SAB-Miller, Anhauser-Busch-Inbev e Heineken), banca comercial (liderado pela Citigroup, HSBC, Bank of America, Royal Bank of Scotland e Banco Santander) são exemplos disso.» Considera que as economias de escala foram a principal razão para o aumento da concentração em cada uma destas indústrias? Se sim, identifique as fontes de economia de escala. Se não, de que modo é que a concentração global pode ser explicada?

Fonte: questões criadas e adaptadas por Vasco Eiriz a partir de conteúdos disponíveis em Grant, Robert M. (2010). Contemporary Strategy Analysis, 7/e, Wiley, Cambridge, MA, e Johnson, Gerry; Scholes, Kevan; Whittington, Richard (2008). Exploring Corporate Strategy, 8/e, Financial Times/Prentice–Hall, Harlow. O autor agradece o apoio dos estudantes de Tópicos de Estratégia Empresarial da edição de 2010-2011 do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa, da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.