2019-11-05

Questões sobre estratégia

  • Recorra ao modelo das cinco forças competitivas para explicar o papel de cada uma das referidas forças na rentabilidade média das empresas do sector da distribuição automóvel europeia.
  • Recorra ao modelo das cinco forças competitivas para explicar a rentabilidade de uma das seguintes empresas à sua escolha (escolha uma só empresa): Google, Ebay, Amazon, Rayanair, Zara. Poderá a estratégia competitiva da empresa escolhida influenciar as forças competitivas? De que forma?
  • «As principais forças que influenciam o ambiente específico da indústria/sector de telecomunicações de linha fixa são as políticas tecnológicas e governamentais. Esta indústria/sector foi influenciada pela fibra óptica (capacidade de transmissão cada vez maior), por novas formas de telecomunicação (redes sem fio e telefonia pela internet), e pela desregulamentação e pela privatização.» Utilizando o modelo das cinco forças competitivas, mostre como cada um destes desenvolvimentos influenciou a rentabilidade na indústria/sector de telecomunicações de linha fixa.
  • Na sua opinião, quais são os factores críticos do sucesso da estratégia da Google? Explique.
  • Existem sistemas de planeamento em muitas organizações. Que papel deve desempenhar o planeamento numa organização do sector público (por exemplo, uma autarquia local ou o Serviço Nacional de Saúde)? E numa empresa multinacional?

Fonte: questões criadas e adaptadas por Vasco Eiriz a partir de conteúdos disponíveis em Grant, Robert M. (2010). Contemporary Strategy Analysis, 7/e, Wiley, Cambridge, MA, e Johnson, Gerry; Scholes, Kevan; Whittington, Richard (2008). Exploring Corporate Strategy, 8/e, Financial Times/Prentice–Hall, Harlow. O autor agradece o apoio dos estudantes de Tópicos de Estratégia Empresarial da edição de 2010-2011 do Mestrado em Economia Industrial e da Empresa, da Universidade do Minho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.