2020-03-24

Questões sobre estratégia


  • Em que medida o modelo das cinco forças competitivas é adequado para analisar o ambiente de uma organização do sector público, ou duma organização sem fins lucrativos?
  • Desenvolva uma auditoria aos recursos de uma organização à sua escolha (por exemplo, a organização onde trabalha). Identifique ainda que recursos, se existirem, são únicos, ou seja, dificilmente imitáveis. A organização adquiriu vantagem competitiva com base nesses recursos? Porquê/Porque não?
  • Identifique as actividades da cadeia de valor duma organização à sua escolha (por exemplo, a organização onde trabalha). Para a organização escolhida identifique as actividades de valor (a montante e a jusante) desempenhadas no sistema de negócios em que essa organização actua.
  • Explique como a organização à sua escolha (por exemplo, a organização onde trabalha) ganha ou não vantagem competitiva através de: (a) competências em actividades de valor separadas; (b) gestão de ligações entre actividades da cadeia de valor; (c) gestão de ligações entre actividades da cadeia de valor da organização e actividades desenvolvidas no sistema de negócios.
  • "As alianças estratégicas não sobreviverão no longo prazo se forem simplesmente vistas como formas de 'tapar buracos' nos recursos, actividades e competências de uma organização". Discuta.
  • Desenhe o organigrama para uma organização à sua escolha (por exemplo, organização onde trabalha). Porque é que a organização se estrutura desse modo? Desenhe um organigrama alternativo e discuta as vantagens e inconvenientes das duas estruturas em causa.
  • Escolha uma estratégia para uma organização com a qual esteja familiarizado (considere, por exemplo, a organização onde trabalha) e liste as mudanças fundamentais que serão necessárias para melhorar o desempenho.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.