2015-02-02

Repórter X - 001

Não tinha que ser, mas aconteceu com naturalidade, quase de forma incontornável: começar esta nova coluna, apresentada há dias, com um restaurante. Um restaurante chamado Tertúlia Algarvia que classifiquei com cinco estrelas.



Restaurante aberto em Agosto de 2013 e experimentado em Agosto de 2014. Ía-se com um pé atrás com receio de ser mais uma oferta banal para turistas, mas revelou-se uma escolha verdadeiramente acertada.

A comida pedida - tentáculos de polvo com grelos e batata a murro (12 euros), lulinhas fritas à algarvia (10,5), e lombinho de porco, amêijoas e xarém (14) - estava toda ela excelentemente confeccionada e equilibrada nos ingredientes escolhidos. Revelaram-se pratos tradicionais com uma ponta de inovação. A carta de vinhos mostrou-se escassa mas ofereceu a possibilidade de vinho a copo (escolhido o Lello, Douro branco, 1,8). A sobremesa - um fofo de chocolate com molho de frutos silvestres e sorvete de limão (4,2) - foi também ela partilhada e ricamente saboreada.

Em segunda visita de estudo, de natureza confirmatória, depois de um queijo de cabra gratinado com maça reineta (4,90), repetiram-se os acertados tentáculos de polvo e acrescentaram-se umas costelas de borrego com molho de hortelã (13), tendo-se rematado com uma tarte de requeijão com doce de abóbora e granizado de amêndoa amarga (4,9). A mais pequena gostou do bifinho de frango com batata frita e ovo estrelado, feito para crianças (6,5).

O espaço envolvente da esplanada na magnífica zona velha de Faro é também ele imperdível. E finalmente uma rápida inspecção interior mostrou haver boas condições para os comensais que preferem abrigo. Enfim, altamente recomendável. A repetir.

Tertúlia Algarvia
Praça do Afonso III 15
8000-167 Faro
Portugal
+351 289 821 044

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.