2015-06-06

Revistas académicas

Nos últimos anos temos assistido a uma proliferação de revistas académicas, indiciando uma fragmentação do setor. Isso reflete-se por exemplo no número de revistas indexadas nas principais bases de referência internacional, aparecendo aí revistas que há poucos anos não mereceriam qualquer atenção. A fragmentação é também consequência da forte globalização em curso no processo de criação e transmissão do conhecimento, e da pressão crescente para a publicação internacional tanto nos países maduros neste processo como naqueles que começam a dar os primeiros passos.

Traduzindo esse movimento, a lista de revistas que existe na área de recursos desta página foi atualizada há dias. Essa lista mantém o foco em marketing, estratégia, inovação e empreendedorismo, e está restrita às publicações em língua inglesa. Apesar disso, tem agora um número de revistas que é aproximadamente o triplo do número que ali estava referenciado anteriormente.

Ao aumentar a lista, apesar de ter havido alguns cuidados na sua produção (excluíram-se por exemplo alguns títulos duvidosos), há naturalmente o risco de ter dado crédito a outros títulos que porventura não alcançaram ainda um nível de qualidade desejável. Ainda assim, entre vantagens e inconvenientes desta opção, em benefício da diversidade entendeu-se alargar a base inicial que ali existia.

© Vasco Eiriz. Design by Fearne.