2015-07-31

Repórter X - 012

Nesta entrada faz-se uma referência a cinco restaurantes disponíveis à volta do Apartamento na Quinta do Lago, dois em Loulé e três em Faro. Estes restaurantes complementam um outro que foi anteriormente referido neste blogue.

IMG_4286

Chefe Branco - Rua de Loulé, 9, Faro. Menu variado em carne e peixe. Vinhos escassos mas com alguns dos mais populares a bom preço. O serviço de atendimento parece simpático mas deficiente. Escolheu-se uma acertada espetada de quatro camarões tigre com bacon, um bife de atum honestamente preparado e uma picanha, dita tropical. A torta de alfarroba com laranja foi também uma escolha acertada. Esta primeira visita é para repetir, tanto mais que oferece um menu prometedor.

Flor da Praça - Rua José F. Guerreiro, 44, Loulé. Grelhados saborosos a preço imbatível. Experimentou-se um sargo, sardinhas, costeleta de porco, e entremeada. Carne bem temperada e melhor preparada. Peixe fresco excelentemente grelhado, no ponto certo. A salada mista e sobretudo os carapaus grelhados de entrada, quando servidos, dão um toque de distinção. Das sobremesas experimentadas - melão e um fraco bolo de alfarroba - salvou-se a fruta. Nas bebidas limitou-se a escolha a cerveja e refrigerantes. Estamos perante um restaurante popular que parece uma escolha acertada para comer sardinhas.

O Grego - Rua Eng. Duarte Pacheco 116, Loulé. Serviço muito deficiente apesar da simpatia do proprietário, o tal grego. Não existe lista pelo que não restou alternativa senão experimentar o menu proposto. Este menu incluiu algumas entradas e dois pratos. O único que se aproveitou foram umas corgetes assadas no forno bem como um queijo Feta corrente, também ele escaldado no forno. Contudo, apesar destas parcas excepções, no geral, a comida é uma completa desilusão. Este Grego não possui cozinha mas sim uma série de improvisos a raiar a desonestidade, algo que já se tinha compreendido na refeição e que ficou mais cristalino no momento em que se acertaram contas e se pediu recibo. Apesar do espaço do pequeno pátio ser agradável, definitivamente não se recomenda e deve ser evitado.

O "Gimbras" - R. Gen. Teofilo da Trindade, 3, Faro. Esotérico é a primeira palavra que me ocorre. Experimentou-se a cataplana de peixe que se ficou pela mediana. O pernil à antiga estava excepcionalmente saboroso, mas o acompanhamento (quatro batatas assadas e duas fatias de laranja) foi decepcionante. A sala principal da entrada é também ela decepcionante. O serviço é pobre e pouco profissional. Carta de vinhos escassa e desactualizada. Sobremesas inexistentes.

Taska - Rua do Alportel 38, Faro. Espaço curto e apertado com comida algarvia em que se destaca o arroz de berbigão e o caril de gambas, opções que se mantêm imutáveis há largos anos no cardápio. São opções seguras mas que necessitam de ser reforçadas com outras opções. Durante a semana, ao almoço serve diárias. Um clássico a visitar periodicamente.

IMG_4290

Em síntese: um restaurante com qualidade na confecção da comida (Chefe Branco, Faro) recentemente descoberto e a explorar; um outro com traços populares e comida saborosa (Flor da Praça, Loulé); um terceiro que foi uma completa desilusão, mediocre mesmo (O Grego, Loulé); um outro com muita parra e pouca uva que também não se recomenda (O Gimbras, Faro); e, finalmente, um clássico das visitas ao Algarve que não oferece surpresas e aposta em pratos seguros (Taska, Faro).

Repórter X, boa vida e sugestões à volta do Apartamento na Quinta do Lago (Almancil, Loulé) e da Casa da Toca (Sá, Monção).
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.