2015-10-16

Tamuje

Provavelmente o leitor não saberá o que é um tamuje. Pois bem, um tamuje ou tamujo é, de acordo com o dicionário consultado, «uma espécie de sanguinheiro que se dá em terras estéreis.» Um sanguinheiro!? Ora bolas! O mesmo dicionário esclarece que um sanguinheiro é, nada mais, nada menos, do que uma «planta ramnácea». Uma planta ramnácea?! Não está fácil.

2015-08-04 11.47.17

2015-08-04 11.41.00

Bem, deixemo-nos de significados e vamos ao que interessa. Quer o dicionário goste, quer não, o Tamuje passou a ser desde há algumas semanas uma referência da restauração do interior sul do Alentejo.

Sobre este Tamuje (Casa de Pasto Tamuje, Rua Dr. Serrão Martins, 34/36, 7750-355 Mértola, Tel.: 286611115), não sobre o outro, registei o seguinte apontamento após a visita:
Este restaurante faz justiça à história e ao castelo de Mértola, ali próximo, a escassos metros. Escolheu-se um clássico alentejano (sopas de cação), um prato seguro para os mais pequenos (entrecosto assado no forno), e um outro a experimentar pela primeira vez (cozido de grão à alentejana). Tudo excelentemente confeccionado e saboroso. Na partilha, todos gostaram de tudo! Para além da cozinha, também o atendimento foi cuidado, profissional e honesto. Estando esgotado o vinho pedido, seguiu-se o conselho acertado da casa e teve-se uma agradável surpresa com o Caiado, um branco que cumpriu plenamente. As farófias e o bolo de nata com canela estiveram à altura e alimentaram ainda mais a "gula". Em síntese, altamente recomendável e imperdível caso ande por aqueles lados da raia. Um restaurante à altura da história do local.
Em que ficamos: tamuje, tamujo, sanguinheiro ou planta ramnácea? Acredite, quando for a este restaurante não haverá tamuje que o incomode. Vai perder-se, isso sim, com outros ingredientes menos estranhos. Os da soberba cozinha alentejana.

2015-08-04 11.46.59

Antes ou depois da refeição não deixe obviamente de visitar o castelo e os achados arqueológicos, a dois passos do restaurante, e contemplar a beleza desta histórica vila alentejana.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.