2017-01-06

Dia de Reis

Nestes primeiros dias do ano, têm-se realizado várias provas de mestrado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho relativas a dissertações submetidas em outubro passado. Entre essas provas, quero aqui destacar a prova hoje mesmo realizada por Daniela Dias, a que me tinha referido recentemente, e na qual foi superiormente defendida a dissertação do Mestrado em Negócios Internacionais intitulada Estratégias de Marketing Internacional de Marcas de Luxo Portuguesas.

Foi gratificante ver a forma cuidada, detalhada e completa como a Daniela Dias pegou na sua dissertação e nos brindou com uma pesquisa que, pela sua natureza, é de elevado risco. Elevado risco porque estudar marcas de luxo é normalmente uma área em que as pesquisas são mais delicadas. A isto temos que adicionar que as marcas estudadas são todas elas portuguesas e, como tal, enveredou-se por um contexto de pesquisa onde as empresas portuguesas não possuem grande tradição. Antes pelo contrário, Portugal não é normalmente associado a este tipo de marcas e produtos e é frequentemente percebido como um país com um posicionamento bem distinto. Finalmente, para colocar a fasquia ainda mais elevada, foi estudada a internacionalização das marcas escolhidas, também em si um enquadramento que tornou o tema mais complexo.

Se estes primeiros dias do ano forem um auspício para o resto do ano, tanto melhor. Também por estes dias terminou um prazo de submissão para outros investigadores. Ora, coincidentemente, hoje mesmo, chegou-me às mãos o resultado físico - isto é, a versão em papel e uma cópia em CD - duma outra dissertação acabadinha de submeter por José Miguel de Oliveira Maia. Trata-se da dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Marketing e Estratégia que se intitula Modelos de Negócio Baseados na Internet para Prestação de Serviços Profissionais a Treinadores de Futebol e que também tive o privilégio de orientar.



Oportunamente, penso referir-me a esta pesquisa com algum detalhe. Por agora, queria somente registar esta feliz coincidência do Dia dos Reis, desejando que acontecimentos como este se possam repetir ao longo de 2017. E como no dia de hoje é ainda razoável fazer votos de bom ano, desejo que 2017 seja um ano cheio de sucesso para todos os investigadores e leitores deste blogue.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.